EFT

Técnicas de Libertação Emocional.



Emotional Freedom Techniques - comumente abreviado para EFT - é uma forma moderna e crescente de desenvolvimento pessoal e terapia. EFT é uma de uma série de conceitos recentes crescentemente utilizados para melhorar e desenvolver pessoas. EFT pode ser eficaz para diversos fins, incluindo pessoal e auto-desenvolvimento, a atitude e o desenvolvimento do comportamento, resolver problemas pessoais, reduzindo o stress e restaurar o equilíbrio da vida. Este artigo gratuita sobre EFT é uma contribuição de Peter Delves, um líder no Reino Unido Emotional Freedom Techniques instrutor e praticante, que é reconhecido agradecimento. EFT, como muitos modernos conceitos espirituais baseados ou "alternativa", gera debate apaixonado quanto à sua validade científica - especialmente entre a comunidade científica e terapeutas convencionou-minded. Este artigo não pretende julgar se, como ou por EFT funciona. Esta informação apenas visa introduzir o conceito e delinear seus princípios, de modo que você pode, então, procurar mais informações ou tente a metodologia e, em seguida, decidir por si mesmo.
Técnicas de libertação emocional - introdução
Como funciona a EFT
O que envolve a EFT
Depois de EFT que sentimentos retornar?
Desenvolvimento original EFT
 EFT (Emotional Freedom Techniques) é sobre o retorno a mente, o corpo e os sentimentos a um estado de equilíbrio e harmonia que você não está limitado por emoções negativas.
Apesar de estarmos "projetado" para se recuperar de experiências desagradáveis ou padrões de pensamento, no entanto, que pode ser afetada por emoções recorrentes de eventos passados, como relacionamentos, trauma ou perda. Também pode ser afetada por acontecimentos em curso ou futuras, como o stress no trabalho, problemas interpessoais, depressão e vários tipos de ansiedades.
Nestes exemplos, as emoções podem ser presos e não disperso. Mesmo se nós tentamos ignorá-los, eles ainda afetam nossas vidas. Se as pessoas decidem fazer algo sobre os sentimentos negativos ou padrões podem tentar aconselhamento, consulte o seu médico, ou compensar seus sentimentos de alguma forma. Cada abordagem tem seus méritos, mas muitas pessoas não ouviram falar de Emotional Freedom Techniques (EFT) como uma opção para resolver o seu problema.
EFT é um método muito eficaz e suave de equilibrar diretamente o sistema energético do corpo para os sentimentos que você deseja alterar. É um pouco como limpar um log que está bloqueando um córrego onde o registro representa uma emoção preso em seu fluxo de energia. Você não tem que acreditar na teoria, porém, assim como você não precisa saber como funciona um carro sob o capô para dirigir um. Algumas pessoas gostam de saber mais sobre a teoria, enquanto outros são felizes simplesmente para ter seu problema resolvido.
Usando EFT envolve 'sintonizar' o problema e, em seguida, tocando com os dedos em pontos de acupuntura específicos com os dedos. Por exemplo, se você ainda carregam raiva para alguém que te machucou no passado, você será convidado a pensar sobre eles, e observe como você se sente. Mas você não tem que reviver eventos passados. Você apenas tem que estar ciente de que o sentimento negativo está lá. Tendo, portanto, "sintonizado" para ele, você é mostrado que os pontos de acupuntura para tocar, e que palavras para dizer como fazê-lo. (Dizendo algumas coisas também ajuda a dispersar a emoção do sistema).
Tendo feito isso então você está convidado a pensar sobre a pessoa ou a situação novamente e verificar como você se sente. Normalmente, você vai notar uma redução significativa na intensidade do sentimento. Se ele não está completamente desaparecido, em seguida, o praticante de EFT repete o processo, levando a intensidade para baixo cada vez até que o equilíbrio completo é restaurado.
Tudo isso é feito enquanto está sentado normalmente em uma cadeira.
Após uma sessão de EFT, os sentimentos dissipadas muito raramente voltar. Se eles fizerem isso implica que existe um pouco mais de trabalho para fazer do que o praticante inicialmente pensado. Claro que você ainda pode sentir raiva, medo ou culpa em outras coisas - e isso pode ser apropriado para fazê-lo. Mas se você tem amplamente utilizado EFT para um problema específico, o sentimento não vai voltar. Depois de ter enviado o problema 'downstream', ele não voltar para cima.
Você ainda vai manter a memória do evento em que estava trabalhando, mas não terá mais a carga emocional que ele tinha antes. A outra coisa a dizer é que pode haver mais de uma emoção que precisa desmarcada, como mais do que um log emperrando o fluxo. Então, usando nosso exemplo, pode haver a raiva para a pessoa, mas também pode haver raiva em relação a si mesmo, ou outras emoções envolvidas, tais como a culpa ou tristeza.Todos estes podem ser abordados separadamente, e muitas vezes quando você começa a dispersar uma emoção a intensidade dos outros pode começar a reduzir de imediato.
O Emotional Freedom Techniques conceito foi desenvolvido em os EUA na década de 1990 por Gary Craig. EFT raízes estão em acupuntura, cinesiologia e psicologia. EFT está agora se espalhando muito rapidamente em os EUA e no Reino Unido, onde o conceito é agora utilizada em algumas áreas especializadas do Serviço Nacional de Saúde.
Consultas pessoais em EFT e treino para profissionais em Emotional Freedom Techniques estão disponíveis no Reino Unido a partir de Peter Delves Associates. Para mais informações sobre EFT visita www.delves.co.uk . A contribuição deste artigo EFT livre é reconhecido agradecimento.
Veja a seção sobre desenvolvimento pessoal moderno , que mostra como EFT pode ser integrado com outros conceitos de desenvolvimento modernas para proporcionar uma alternativa eficaz para o aconselhamento e métodos tradicionais de treino.
EFT, como muitos modernos conceitos baseados espiritualmente, gera debate apaixonado quanto à sua validade científica. Este artigo não pretende julgar se, como ou por que ela funciona. Esta informação visa introduzir o conceito e delinear seus princípios, de modo que você pode, então, procurar mais informações ou tente a metodologia e, em seguida, decidir por si mesmo.
Fonte: http://www.businessballs.com/eftemotionalfreedomtechniques.htm



EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”.  A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada.

O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos  estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto  precisar do uso de qualquer tipo de agulha.

O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos e duradouros. Não se trata de massagem, shiatsu, ou de qualquer outra técnica. A EFT é um método próprio e sua aplicação tem particularidades que fazem o método obter uma eficácia acima da média, sendo ao mesmo tempo simples de aprender.

O grande diferencial do método, é que os bloqueios emocionais são trazidos a tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas pela conversa, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos.  Isso aumenta bastante a eficácia da técnica quando comparamos com outros processos. Ou seja, o método combina sempre falar e pensar em questões emocionais, ao mesmo tempo em que se desbloqueia os meridianos.

Os resultados da aplicação desta técnica é a dissolução de questões emocionais, normalmente de forma rápida, mesmo para aqueles problemas em que a pessoa vem há anos se tratando e estão profundamente enraizados.
Uma única sessão é geralmente suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou para dissolver a dor de uma memória traumática, uma mágoa entre muitos outros problemas. Alguns problemas, no entanto, exigem persistência e habilidade para que se atinja o objetivo desejado. Ainda assim, costuma se obter resultados bem mais rápidos quando comparamos a outras técnicas.

Aprendemos na EFT que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema, e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece. A EFT é talvez a técnica mais eficaz que existe para restabelecer este fluxo, e é por isso que os resultados são bem expressivos.

Que tipos de problemas a EFT pode ajudar?
Basicamente, qualquer dificuldade emocional ou sentimento negativo: raiva, mágoa, tristeza, claustrofobia, medo de altura, de multidão, medo de falar em público, medo de dirigir, medo de animais e insetos, todo e qualquer tipo de fobia não citada aqui nesta lista,  memórias traumáticas (de acidentes, violência, seqüestro, assalto, de guerra...), transtorno do estresse pós traumático, e etc. Pode-se ainda trabalhar com sucesso casos como: ansiedade, obesidade, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida...), roer unhas, depressão, síndrome do pânico, stress, insônia e etc.

Casos de dores: dores crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, dor de coluna, dores nas juntas, dores nos tendões, cólicas menstruais, dores  devido a traumas físicos novos ou antigos e todas as dores não listadas aqui. Geralmente tem resultados muito rápidos no alívio das dores.

Problemas físicos: Pressão alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos, e etc... Mas como poderia ser possível melhorar males físicos se a EFT é para problemas emocionais? Na visão da acupuntura e outras terapias holísticas,  há uma ligação inseparável entre as doenças físicas e problemas emocionais, e isto está se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas e até mesmo pelas pessoas comuns. Estamos percebendo, a medida que o tempo passa, que esta ligação é muito maior do que se pensava anteriormente. Quando aliviamos sentimentos negativos com a EFT, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente. 

Podemos ainda aplicar a EFT diretamente para sintomas físicos e obter, como reflexo, uma melhora da saúde emocional.
Apesar de haver uma infinidade de relatos de resultados bem sucedidos, e muitos até impressionantes, a EFT é uma técnica que ainda deve ser vista como estando ainda em estágio experimental. Consulte sempre seu médico ou profissional de saúde fisica e emocional quando tiver qualquer tipo de desconforto ou doença para se tratar ou para ter um diagnóstico. A EFT não é um substituto para tratamentos convencionais da medicina e psicologia. A EFT Deve ser considerada como uma terapia complementar.
Todos os direitos reservados EFT BR